PMOC / CONTRATO
Afinal, qual é a importância do PMOC?
O PMOC serve para garantir que o projeto e a instalação do sistema de climatização estejam adequados e que sua manutenção seja eficaz.
Ele é útil também para encontrar, corrigir e eliminar problemas de qualidade do ar frequentemente encontrados em edifícios de uso coletivo, acabando com a “Síndrome do Edifício Doente”.
Porém, sua importância fundamental na qual a lei foi baseada é proteger os ocupantes do imóvel, minimizando ou até mesmo eliminando potenciais problemas de saúde referentes à qualidade do ar, consequentemente proporcionando maior bem-estar, conforto e produtividade e reduzindo o absenteísmo.
O Plano de Manutenção não só garante um ambiente livre de contaminação, evitando transmissão de algumas doenças relacionadas à má qualidade do ar, mas também faz com que a vida útil dos equipamentos aumente.
Por sua vez, equipamentos em melhores condições, cuja manutenção é feita preventiva e regularmente, dão menos problema e consomem menos energia, resultando em economia.
Checklist para o PMOC
• Para saber quais atividades precisam ser executadas no PMOC e qual a necessidade de execução de cada uma, consulte a NBR 13971.
•A periodicidade das atividades de manutenção é determinada pelo responsável técnico e não deve ultrapassar o estabelecido na resolução 09 da Anvisa.
• A atribuição das atividades de manutenção deve levar em conta as informações do decreto 90922/85 e da normativa 42/92 do CEEMM.
• A NBR 16401 (1 a 3) fornece informações sobre climatização, renovação de ar (filtragem) e execução de projetos de ar condicionado.
• Para questões de análise da qualidade do ar e propriedades físico, químico e biológicas, consulte a resolução 09 da Anvisa (de periodicidade semestral).
Para consultar todas as exigências das leis na íntegra: • Lei nº 13.589 de 04 de janeiro de 2018.
• PMOC – Portaria no 3.523/GM de 28 de agosto de 1998.
• Lei no 6.437 de 20 de agosto de 1977 – Determina o que configuram as infrações à legislação sanitária federal, estabelece as respectivas sanções e outras providências.
• Classificação das áreas de contaminação controlada – NBR 13700/96.
• Manutenção Programada para sistemas de refrigeração, condicionamento de ar e ventilação – NBR 13971/97.
• Análise da Qualidade do Ar – Resolução RE nº 09 de 16 de janeiro de 2003.
Contrato de Manutenção de Ar Condicionado
Oferecemos serviço de Contrato de Manutenção de Ar Condicionado para todo tipo de Negócio ou Residência.
O que é Contrato de Manutenção de Ar Condicionado?
O Contrato de Manutenção de Ar Condicionado abrange Manutenções Preventivas periódicas mensais para os equipamentos de Ar Condicionado.
O Contrato de Manutenção de Ar Condicionado tem como objetivo prevenir futuros problemas do tipo: vazamentos, quebra de peças e panes em geral através de um plano de manutenção anual, subdividido em manutenções mensais.
Mesmo sendo possível lavar o filtro do ar condicionado a qualquer momento, é muito importante fazer uma limpeza de ar condicionado profunda pelo menos uma vez ao ano, ou mesmo de 3 em 3 meses dependendo das circunstâncias e do ambiente em que o ar condicionado instalado se encontra.
Por Que Você Deve Fazer?
O Ar Condicionado não é um eletrodoméstico qualquer, ele requer cuidado especial. Quanto maior seu uso diário maior deve ser sua atenção com ele. Ao funcionar, seu aparelho de ar está juntando a poeira do ambiente dentro dele. O processo de formação de sujeira dentro da máquina é normal e por isso a importância da limpeza.
Quando o aparelho passa muito tempo sem nenhum tipo de manutenção preventiva a sujeira tende a se acumular e entupir dreno e serpentinas da sua máquina. Isso produz vazamento de água e diminuição da capacidade de refrigeração, além de fazer mal a saúde dos ocupantes ambiente, pois a poeira será jogada de volta no ar.
Outros problemas de equipamentos de ar condicionado sem manutenção é o enferrujamento e corrosão das peças e placas eletrônicas. Vale lembrar que um ar condicionado sujo acaba forçando mais seu compressor para esfriar o ambiente e consequentemente apresenta um maior consumo de energia. Fazer a manutenção preventiva através de Contrato de Manutenção de Ar Condicionado é cuidar da sua saúde, de sua família e dos seus funcionários.
Principais motivos para fazer um Contrato de Manutenção de Ar Condicionado
A Manutenção Preventiva tem como objetivo garantir um funcionamento contínuo dos equipamentos de ar condicionado, prolongar sua vida útil, mantendo-os dentro dos padrões operacionais, garantir a qualidade do ar de seu ambiente, conforme as determinações do Ministério da Saúde através da PORTARIA N.º 3523/98 com resolução RE.176 e RE 09 de 16/01/2003 da VIGILÂNCIA SANITÁRIA, que estabelece os parâmetros necessários para a Qualidade do Ar de Interiores em ambientes climatizados.
Ao fazer um Contrato de Manutenção de Ar Condicionado seu equipamento receberá inspeções periódicas para otimizar o desempenho, além de beneficiar os ocupantes do ambiente climatizado, prevenindo-os contra enfermidades ocasionadas por bactérias nocivas ao ambiente sujo.
Garantir o correto funcionamento de um Ar Condicionado é fundamental para evitar alto custo de manutenção – evita paradas não programadas e aumento de vida útil. O Aparelho devidamente higienizado evita doenças respiratórias a sua família e colaboradores.
O Contrato de Manutenção de Ar Condicionado abrange manutenções preventivas periódicas mensais para os equipamentos de ar condicionado. O Contrato de Manutenção de Ar Condicionado tem como objetivo prevenir futuros problemas com seus equipamentos de ar condicionado, como por exemplo, vazamentos, quebra de peças e panes em geral através de um plano de manutenção anual, subdividido em manutenções mensais. Mesmo sendo possível lavar o filtro do ar condicionado a qualquer momento, é muito importante fazer uma limpeza de ar condicionado profunda pelo menos uma vez ao ano, ou mesmo de 3 em 3 meses dependendo das circunstâncias e do ambiente em que o ar condicionado instalado se encontra.
Quando o aparelho passa muito tempo sem nenhum tipo de manutenção preventiva a sujeira tende a se acumular e entupir dreno e serpentinas da sua máquina. Isso produz vazamento de água e diminuição da capacidade de refrigeração, além de fazer mal a saúde dos ocupantes ambiente, pois a poeira será jogada de volta no ar.
Outros problemas de equipamentos de ar condicionado sem manutenção é o enferrujamento e corrosão das peças e placas eletrônicas. Vale lembrar que um ar condicionado sujo acaba forçando mais seu compressor para esfriar o ambiente e consequentemente apresenta um maior consumo de energia.
Fazer a manutenção preventiva através de Contrato de Manutenção de Ar Condicionado é cuidar da sua saúde, de sua família e dos seus funcionários.